EMATER/RS-ASCAR executa pesquisa nas Comunidades Quilombolas Certificada pela Fundação Palmares

11/abril/2022 - 12:31

Esta pesquisa pretende fazer um diagnóstico social, econômico e produtivo das comunidades de remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares no estado do Rio Grande do Sul, com informações fornecidas por representantes das próprias comunidades.

A referida  pesquisa tem a  assistência do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquicultura, Indígenas e Quilombolas – DDAPA.

A atividade, está sendo executada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR),  aplicadondo um diagnóstico social, econômico e produtivo nas 134 comunidades  remanescentes de quilombos do RS certificadas pela Fundação Cultural Palmares, com informações a serem fornecidas pelos próprios quilombolas.

No município de Colorado os diagnósticos de pesquisa já foram aplicados nas duas Comunidades certificadas , na Vista Alegre e arredores no dia 16/03/2022 e no dia 07/04/2022 na Comunidade da Vila Padre Osmari. No referido encontro contamos com a participação da Assistente Técnica Estadual, Regina Miranda, Supervisor Júlio Cesar Paris, Assistente Social, Marines Dal Vesco, Diretor da Escola Municipal Princesa Isabel, José Alex Pereira Rodriguês, Presidente da Associação Afrobrasileira Coloradense Yansã , Dejanira dos Santos, Extensionista Rural Social Bianca Linhares do Amaral, Assistente Administrativo, Ledanir Dall Pizzol Ribas e Chefe do Escritório Municipal da Emater, Fabiano de Vargas Gregório.

Os benefícios que esperamos deste estudo são: elaboração do diagnóstico social, econômico e produtivo das comunidades remanescentes de quilombos certificadas; criação de uma base de dados sistematizada com as informações de cada comunidade (embora anônima); elaboração de subsídios para a formulação e execução de políticas públicas voltadas a este público; e identificação dos bens culturais destacados pelas comunidades, com vistas à sua valorização.

Agradecemos a parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Agricultura pela colaboração e acolhida. Agradecimento especial as Comunidades Quilombolas e a  todos que contribuíram e participaram qualificando e contribuindo para o sucesso do nosso evento.

Matéria: Assistente Social Marines Dal Vesco.