COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE COLORADO ESTEVE PRESENTE NO SEMINÁRIO NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

03/maio/2022 - 13:29

Entre os dias 19 e 20 de abril, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colorado esteve presente no Seminário Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Bento Gonçalves. O evento contou com a participação do Secretário Nacional de defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, além de representantes de diversos Estados. O Seminário abordou uma ampla programação sobre conteúdos técnicos, orientações e as principais pautas de interesse Estadual e Municipal no âmbito da Defesa Civil.

“A Defesa Civil funciona de maneira integrada e sistêmica, devendo trabalhar com o foco na prevenção e com a utilização de tecnologias, para mitigar os eventos adversos e auxiliar de forma rápida a população em situação de vulnerabilidade social”, salientou o coronel Júlio César Rocha Lopes, Coordenador Estadual de Defesa Civil.

“O grande desafio das Defesas Civis municipais é entender o problema mais crucial no seu território”, explicou o coronel Alexandre Lucas. Na gestão de riscos e desastres as ações devem sempre ser compartilhadas. Destacou ainda, a importância das boas práticas desenvolvidas no Rio Grande do Sul e que hoje são utilizadas como exemplos em outros Estados do país.

O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS encerrou o ciclo de palestras apresentando o novo Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta do Estado do Rio Grande do Sul (SIMA/RS). “O Sima vem para nos ajudar, foi elaborado com o objetivo principal de promover a integração entre os municípios e Estado, a fim de aprimorar e qualificar o serviço de monitoramento, principalmente as ações de resposta e diminuindo os impactos humano, material e ambiental”.

Matéria: Ilton Sousa – Assessor de Gabinete