Agentes de Combate a Endemias realizam novo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa)

04/julho/2022 - 16:52

Colorado- o município apresentou nesse primeiro semestre do ano Sete casos confirmados de dengue, doença transmitida através da picada do Aedes aegypti. Em apontamento da equipe de endemias, durante os meses anteriores o índice de 3,8, mostrava-se de médio risco de infestação do mosquito transmissor no município, mas lembrando que acima de 3,9 é considerado alto risco de surtos. Esses valores são obtidos através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).
O qual foi executado pela terceira vez em 2022 durante os dias 27 de junho e 1 de julho pelos Agentes de combate a endemias (ACE) Clóvis e Gabrieli. Foram realizadas visitas 33% dos imóveis da cidade, Padre Osmari e Vista Alegre, escolhidos através de sorteios. A equipe contou com a supervisão da 9ª coordenadoria de saúde.
O 3º LIRAa do ano teve como resultado um índice de 0,4, considerado baixo. Mas ressalta-se que este resultado é efeito do frio e das intensas chuvaradas nos últimos dias.
De forma constante nossos dois agentes mantém seu trabalho ativo com visitas bimestrais aos imóveis, durante as quais orientam os moradores e também fazem a identificação e eliminação de possíveis focos. Em complemento ocorre a visita a cada 15 dias em pontos estratégicos como as borracharias e cemitério da cidade e da vista alegre.
Os ACEs lembram que a comunidade tem um papel muito importante na eliminação dos focos. Pedem para que cada morador continue cuidando de seus pátios, fazendo vistorias periódicas em suas calhas e reservatórios de coleta de água da chuva. Colocam-se ainda, a disposição da população para esclarecer possíveis dúvidas.
Secretaria da Saúde