Treinamento de Biossegurança Alimentar nas Escolas Municipais

14/setembro/2022 - 17:02

Treinamento de Biossegurança Alimentar nas Escolas Municipais
No inicio do mês de Setembro, na tarde do dia dois na Escola Espirito Santo. A Secretaria da Educação do Município de Colorado/RS, em conjunto com a Secretaria da Agricultura do mesmo município, realizou treinamento sobre biossegurança alimentar, tendo como público alvo as responsáveis pela merenda nas escolas e creches do município.
O trabalho foi organizado pela Nutricionista Susane Angélica Bloss, responsável pela merenda escolar, atendimento nas atividades de educação nutricional, capacitação de merendeiras bem como avaliação antropométrica dos estudantes.
Nesta ocasião o Médico Veterinário Jorge Henrique Gobbi, responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal de Colorado – SIM, expos aos participantes os perigos que bactérias e fungos podem levar as pessoas em caso de ingestão acidental. Neste encontro os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as normas e práticas que são usadas para se obter matéria prima de qualidade para serem oferecidas nas merendas das escolas.
Foi debatida a questão do uso de IPIS nas cozinhas os quais se assemelham com os que se usa em indústria alimentícia. Na oportunidade a higienização de equipamentos, mãos, e alimentos teve um enfoque especial com a demonstração teórica e pratica de produtos de limpeza e sanitização dos alimentos o que foi discutido amplamente. Na ocasião as merendeiras interagiram trazendo suas dificuldades, relembrando alguns procedimentos que precisam ser utilizados no dia a dia de trabalho e conheceram a particularidade dos microrganismos maléficos que podem causar patologias de curto e longo espaço de tempo se ingeridos e a forma de difusão e crescimento destes.
O interesse em obter conhecimento e transmitir as situações que ocorrem em sua rotina de trabalho demonstrou o quanto às merendeiras está comprometido e sabem do importante papel que tem junto a comunidade escolar, o trabalho em parceria das duas secretarias tem agenda para continuar junto aos alunos e trará acompanhamento técnico aos profissionais das áreas da alimentação para que os mesmos tenham subsídios para buscar a maior excelência em seu trabalho.
Med.Vet. Jorge Henrique Gobbi.